Recebeu no Vaticano o responsável para as relações externas da Igreja Ortodoxa russa
Cidade do Vaticano, 27 set 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se esta terça-feira no Vaticano com o Metropolita Hilário de Volokolamsk, e presidente do Departamento das Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscovo.
O serviço informativo do Vaticano destaca o facto de este encontro ter lugar pouco tempo depois da visita do secretário de Estado da Santa Sé, D. Pietro Parolin, na Rússia.
“A relação entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa do ponto de vista teológico prossegue com esforço, mas com grande atenção. Houve momentos de confronto sobre como viver juntos o anúncio de Cristo e testemunhá-lo, visto que existem situações de sofrimento”, adianta a mesma fonte, que cita declarações do professor Riccardo Burigana.
Um docente de história do ecumenismo e diretor do Centro Italiano de Estudo para o Ecumenismo São Bernardino de Veneza.
Durante a audiência, foram por exemplo apontadas as situações na Síria e no Oriente Médio, onde as duas Igrejas estão “passos juntos de importância extraordinária”.
A marcar a proximidade entre Vaticano e Moscovo, está também a transferência, nos últimos meses, de uma relíquia de São Nicolau de Bari para a capital russa, e depois também para São Petersburgo.
Uma exposição de um santo “venerado pelas duas Igrejas” que “atraiu milhões de fiéis”.
JCP