Cidade do Vaticano, 14 set 2017 (Ecclesia) – O Vaticano promove até sexta-feira um seminário internacional sobre a realidade juvenil, procurando dar voz às novas gerações, antes do Sínodo dos Bispos de 2018, que tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
O secretário-geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, disse à Rádio Vaticano que o desejo do Papa é que a próxima assembleia sinodal seja “dos” jovens e não apenas um debate “sobre” estes.
O seminário internacional decorre no auditório da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma, reunindo jovens e especialistas sobre a realidade juvenil, de vários países.
O Vaticano lançou ainda um portal dedicado ao Sínodo de 2018, com um questionário que já teve respostas de 110 mil jovens, adianta o secretário-geral do Sínodo dos Bispos.
As iniciativas que precedem o encontro do próximo ano visam “enquadrar” a situação juvenil, “encontrando as características fundamentais que os jovens de hoje têm em comum”, realça cardeal Lorenzo Baldisseri.
OC