Óbito/Porto: Corpo Nacional de Escutas associa-se ao pesar pela morte de D. António Francisco dos Santos

Lisboa, 11 set 2017 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) associou-se hoje ao pesar pela morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu esta manhã na Casa Episcopal desta diocese, aos 69 anos de idade.

“O Corpo Nacional de Escutas associa-se a todos quantos partilham a dor pela inesperada partida do Sr. D. António Francisco dos Santos para o acampamento eterno. Escuteiro desde a sua juventude, D. António Francisco dos Santos tantas vezes reconheceu que o escutismo foi para ele uma escola de amizade e discernimento vocacional, a partir da experiência no Agrupamento do Seminário de Lamego”, refere uma nota da instituição católica enviada à Agência ECCLESIA.

O CNE sublinha os vários momentos em que o falecido bispo demonstrou “gestos de acompanhamento, estima e proximidade” pelo escutismo, tanto em Lamego como em Braga, Aveiro e Porto.

“À dor e saudade por este pastor tão dedicado juntamos a imensa gratidão pela sua vida gasta até ao fim no cuidado daqueles que Deus lhe confiou”, conclui a nota.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual era natural; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR