As paróquias de Fernão Joanes, Famalicão da Serra e Vale de Estrela, no concelho e Diocese da Guarda, criaram a “Rota da Pintura Religiosa de Evelina Coelho”. Numa iniciativa conjunta, a que dão o nome “Cores do Sagrado”, estas paróquias abrem as portas dos lugares de culto onde se encontram pinturas religiosas de Evelina Coelho.
No conjunto das três paróquias há 28 quadros de pintura religiosa, alguns de grandes dimensões, que podem ser apreciados, nos lugares para onde foram criados. A paróquia de Vale de Estrela tem o maior número de pinturas, 22 (14 estações da Via-sacra, os 5 mistérios luminosos, Jesus Misericordioso, Nossa Senhora das Graças e São José com o Menino). Em Fernão Joanes há duas pinturas de grandes dimensões (Milagre do Sol e Baptismo de Jesus). Famalicão da Serra possui as pinturas mais antigas de Evelina Coelho, com motivos religiosos (Nossa Senhora ao pé da Cruz, São João, Nossa Senhora da Anunciação e o Baptismo de Jesus).
Para facilitar a visita, as Paróquias lançaram um pequeno catálogo com a biografia da pintora e mostras das pinturas.
O documento enumera ainda os lugares onde existe pintura religiosa de Evelina Coelho. De acordo com o catálogo, para além de Famalicão da Serra, Vale de Estrela e Fernão Joanes, a pintora tem trabalhos em Vila Fernando, Sant’ Ana da Azinha, Pínzio, Adão, Ramela, Baraçal – Sabugal, Guarda – Paço Episcopal – Casa Paroquial da Sé – Seminário, Santa Marinha – Seia e Manigoto – Pinhel.
A Rota da Pintura Religiosa de Evelina Coelho pretende divulgar “a criação religiosa desta pintora da Guarda” e, ao mesmo tempo, valorizar e promover o património religioso existente no concelho da Guarda de forma a atrair o “chamado turismo religioso”.
Pe. Francisco Barbeira