Santuário vai oferecer estola ao Papa, com motivos inspirados no manto de Nossa Senhora de Fátima
Fátima, 08 mai 2017 (Ecclesia) – A família da criança brasileira curada por intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto vai participar no cortejo de apresentação dos dons, na Missa presidida pelo Papa a 13 de maio.
A página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal refere que a criança brasileira, “hoje jovem adolescente”, cuja identidade “é mantida sob reserva”, vai também estar presente na Eucaristia deste sábado, onde o Papa Francisco vai canonizar os dois mais jovens pastorinhos videntes.
“A criança miraculada e a família vão fazer uma declaração em Fátima sobre o milagre, estando disponíveis para falar com a Comunicação Social, assistindo, no dia 13, à canonização dos dois Pastorinhos”, informou o mesmo site em abril.
A página papa2017.fatima.pt destaca também que no cortejo do ofertório da Missa deste sábado participa também a família de um vigilante do Santuário, que “tem a particularidade de ser argentino e de se chamar Jorge”, como o Papa Francisco.
Antes da Eucaristia, o pontífice vai paramentar-se na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde vai usar uma estola oferecida pelo santuário mariano, depois de se ter recolhido, em oração privada, junto dos túmulos de Francisco e Jacinta.
“A estola, branca e bordada a ouro, tem motivos inspirados no manto de Nossa Senhora de Fátima, num desenho da autoria da arquiteta Joana Delgada, autora da custódia para a Bênção dos Doentes que vai ser igualmente utilizada pelo Papa”, adiante o site oficial da visita.
Na entrada para a basílica, às 09h40, o Papa Francisco vai saudar o padre Joaquim da Cunha, o sacerdote da Diocese do Porto vai completar “105 anos em julho” e é o “mais idoso de Portugal”.
Antes, o programa do pontífice no dia 13 de maio prevê um encontro com o primeiro-ministro de Portugal, às 9h10, na Casa Nossa Senhora do Carmo, de onde sai para a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Às 10h00, Francisco preside à Missa no recinto de oração do Santuário de Fátima, que se inicia com o rito de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
Após a Missa, vai decorrer o almoço com os bispos de Portugal, na Casa Nossa Senhora do Carmo.
A cerimónia de despedida está marcada para a Base Aérea de Monte Real, às 14h45, de onde parte o voo papal, às 15h00, em direção ao Aeroporto de Roma/Ciampino, com chegada prevista para as 19h05 locais (menos uma em Lisboa).
Nesta sua primeira passagem por Portugal, o Papa Francisco vai passar cerca de 23 horas em solo português.
Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).
CB/OC