Barcelona, Espanha, 31 mar 2017 (Ecclesia) – O secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) afirmou que “vale a pena dedicar a vida aos jovens”, e considerou positiva a realização do Simpósio que debateu a relação da Igreja Católica com os jovens.
“Valeu a pena reunir esta gente de toda a Europa do Orais até ao Atlântico que às vezes não está habituada a encontrar-se mas tem um trabalho muito especifico e aqui partilhando esta grande paixão pela evangelização dos jovens dizem que vale a pena dedicar a vida aos jovens”, disse à Agência ECCLESIA em Barcelona.
O padre Duarte da Cunha observa que a pastoral juvenil “é muito exigente ao nível da comunidade” e hoje o mundo é muito individualista, “cada um por si, autoestima pessoal” e “de repente” a Igreja percebe que “o coração dos homens” precisa de uma resposta que seja “de experiência comunitária, de família, de comunidade, portanto mais gente”.
O simpósio promovido pelo CCEE debateu o tema ‘Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’.
Sobre a participação ativa dos jovens nos encontros que se realizam, como no próprio simpósio, o sacerdote português destaca que não se pode “criar a ilusão” que eles “não estão presentes só porque não estão aqui fisicamente”.
“Cada uma das pessoas que aqui está, estes padres, animadores, tem uma carga de relações de jovens, está continuamente a mandar SMS para os jovens… Há uma presença dos jovens através dos seus pastores, dos seus responsáveis que é evidente”, realçou.
O secretário-geral do Conselho CCEE frisa que os jovens “estiveram muito presentes” em Barcelona e a Igreja ao estar no mundo dos homens estar “com atenção e vontade de compreender os jovens e de os perceber”.
O padre Duarte da Cunha participou no encontro que terminou hoje em Espanha e reuniu 275 representantes de 37 países da Europa, desde terça-feira.
Outra conclusão do evento é a atenção à “centralidade de Jesus Cristo na ação pastoral” de todos os responsáveis dos setores da catequese, escola, universidade, jovens e vocações que querem “anunciar Jesus às pessoas”.
Depois, acrescenta o secretário-geral do CCEE, há a “necessidade de escutar os jovens” para perceber o que “é que eles precisam” e essa escuta entra em diálogo sendo também “capaz de propor”.
O simpósio promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa em parceria com a Conferência Episcopal Espanhola e o Arcebispado de Barcelona tem por objetivo promover o debate em torno do tema do Sínodo dos Bispos para a Juventude, que em 2018 vai reunir no Vaticano.
Para o padre Duarte da Cunha o encontro foi útil para a preparação do Sínodo 2018, uma vez que “criou uma dinâmica” em que todos os participantes que trabalham nas conferências episcopais agora são “responsáveis por ajudar” os bispos a preparem-se para o sínodo e regressam “com mais entusiasmo”.
PR/CB