Santarém: Diocese promove jornada dedicada aos bens culturais da Igreja

Santarém, 30 mar 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai promover este sábado um encontro com o tema ‘Património deslocado: Percurso dos bens conventuais, entre a paróquia e o mercado da arte’, das 09h45 às 16h30, em Alpiarça.

O programa da VI Jornada Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Santarém integra dois momentos, começando no auditório da Casa dos Patudos, no Museu de Alpiarça; durante a tarde, os participantes vão visitar a Igreja de Santo Eustáquio, do século XIX.

“O valor de todo este património e o cuidado que nos últimos anos tem sido dedicado à sua salvaguarda e recuperação, tornam a Igreja de Alpiarça um dos bons exemplos ao nível diocesano”, explica a organização – Museu Diocesano de Santarém, a Igreja Católica na região escalabitana e o Secretariado local dos Bens culturais.

Neste âmbito, vão dar a “conhecer melhor” a história da Igreja de Santo Eustáquio, o seu valor e simbologia, colocando-o à fruição pública e disponibilizando-o “enquanto instrumento pastoral e catequético”.

A iniciativa de entrada livre começa realiza-se das 09h45 às 16h30 e destina-se aos párocos, membros das comissões fabriqueiras/conselhos pastorais, zeladores de igrejas, catequistas e público em geral.

Na VI Jornada Diocesana para os Bens Culturais da Igreja Católica em Santarém vai também será apresentada a publicação de 2016 ‘Património Recuperado: Boas Práticas na Diocese de Santarém, atas da I Jornada de Conservação e Restauro’, a partir das 15h30, em Alpiarça.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top