Óbito: Faleceu monsenhor Ângelo Alves

Sacerdote de Paços de Ferreira foi o impulsionador da causa de canonização de Sílvia Cardoso

Paços de Ferreira, 06 mar 2017 (Ecclesia) – Faleceu este sábado, dia 4 de março, o monsenhor Ângelo Alves, que dedicou a sua vida à promoção da Causa de Canonização da Serva de Deus Sílvia Cardoso, tendo sido vice-postulador do respetivo processo.

Doutorado em filosofia, o monsenhor Ângelo Alves nasceu em Paços de Ferreira a 14 de outubro de 1930, sendo ordenado sacerdote no dia 2 de agosto de 1953, no Porto, onde foi professor de Teologia e Filosofia, reitor da igreja da Lapa, presidente da Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra e vigário judicial.

Para o padre Samuel Guedes, vigário da Vigararia de Paços de Ferreira e atual vice-postulador da Causa de Canonização de Sílvia Cardoso, o monsenhor Ângelo Alves foi o “grande investigador da obra, da espiritualidade e da vida da venerável Sílvia Cardoso.

Sílvia Cardoso (1882-1950), nasceu em Paços de Ferreira, onde está sepultada, e distingue-se pelo seu trabalho social e pelo lançamento de projetos de formação para leigos.

“Monsenhor Ângelo Alves foi um homem muito importante para a causa de canonização da venerável Sílvia Cardoso porque a conheceu pessoalmente, quando era estudante, e esteve no funeral dela”, afirmou o padre Samuel Guedes à Agência ECCLESIA.

O pároco das paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão, em Paços de Ferreira, disse também que os conterrâneos do monsenhor Ângelo Alves receberam a notícia do seu falecimento com “muita dor” pela “forma trágica como faleceu, vítima de uma queda que lhe causou um traumatismo craniano grave”.

“Paços de Ferreira olha para monsenhor Ângelo Alves como um ilustre da terra, com um perfil de professor, investigador e um sacerdote exemplar de quem têm muito orgulho”, sublinhou.

As exéquias de monsenhor Ângelo Alves celebram-se esta terça-feira, às 11h00, na Sé do Porto, e são presididas por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, seguindo depois os restos mortais para Paços de Ferreira onde será sepultado, após uma celebração às 16h00.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top