Cidade do Vaticano, 12 dez 2016 (Ecclesia) – O Papa reúne-se entre hoje e quarta-feira com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana.
A 17ª reunião do chamado ‘C9’ decorre à porta fechada, no Vaticano, a poucos dias da entrada em funcionamento de uma nova estrutura na Cúria Romana, dedicada ao “desenvolvimento humano integral”, que vai integrar quatro conselhos pontifícios existentes até agora, a partir de 1 de janeiro de 2017.
O Conselho dos Cardeais é coordenado por D. Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras) e composto por D. Pietro Parolin (secretário de Estado do Vaticano), D. Giuseppe Bertello (Governatorato vaticano), D. Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile), D. Osvald Gracias (Índia), D. Reinhard Marx (Alemanha), D. Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), D. Sean O'Malley (EUA), D. George Pell (Austrália, prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé); o secretário é o bispo de Albano (Itália), D. Marcello Semeraro.
Em setembro, o C9 debateu o perfil dos novos bispos e a missão dos núncios apostólicos (embaixadores da Santa Sé).
OC