Fátima, Santarém, 22 ago 2016 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral das Crianças e Jovens do Santuário de Fátima dinamizou o ‘Fátima (EN)contraste – «Sem ti não nos atrevemos a ir»’ onde 60 participantes refletiram a mensagem mariana ali divulgada a partir da “amizade” dos pastorinhos.
Segundo o Santuário de Fátima, o encontro noturno realizado na Casa do Jovem começou com uma “breve partilha” centrada na amizade, a partir da vida da Beata Jacinta Marto, pela postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, e vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia.
“Os pastorinhos cresceram na amizade, alegravam-se na alegria uns dos outros e sofriam com as tristezas uns dos outros”, disse a irmã Ângela Coelho que destacou o quanto os pastorinhos videntes respeitavam-se “nas suas diferenças e na sua vocação”.
Através das memórias da Irmã Lúcia, a religiosa da Aliança de Santa Maria recordou aos 60 jovens – dos 16 aos 35 anos – que participaram no ‘Fátima (EN)contraste – «Sem ti não nos atrevemos a ir»’ que o respeito dos pastorinhos fundamentava-se “no tempo que passavam juntos, na partilha entre si e na oração” e não “nas sms, nos likes e nos emails”.
Com duração prevista para duas horas, a atividade juvenil contou também com a “participação especial” da cantautora de músicas de inspiração cristã Claudine Pinheiro, ligada ao Movimento Juvenil Salesiano, e vários artistas que interpretaram algumas canções “especialmente criadas” para o encontro, adianta o Santuário de Fátima na sua página na internet.
A iniciativa organizada pelo Serviço da Pastoral das Crianças e Jovens, do santuário mariano da Cova da Iria, realizou-se na ‘Casa do Jovem’, um espaço situado na colunata norte que conta com capela, sala de audiovisual e sala de convívio – o Bibliotecafé, com livros, música.
CB