Bragança-Miranda: Imagem Peregrina Nossa Senhora «ensinou a viver e fazer o bem comum»

Responsável da Ação Pastoral, padre José Bento, recorda acolhimento da população

Bragança, 12 mai 2016 (Ecclesia) – O vigário episcopal para a Ação Pastoral da Diocese de Bragança-Miranda recordou a “dinâmica crescente” de fé “fecunda e provocadora” com que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi recebida na região.

“Em todos os 12 concelhos do distrito, na maioria das Unidades Pastorais e em mais de metade das comunidades cristãs da diocese fazia-se ressoar a voz, doce e materna, da Senhora da Festa, que recebemos como Rainha e Madrinha”, escreve o padre José Bento, num texto a publicar hoje na edição online do Semanário ECCLESIA.

A publicação vai ser dedicada às várias etapas da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às 21 dioceses portuguesas, que começou há um ano – englobada na preparação da comemoração do centenário das aparições (1917-2017) – e se vai concluir a 13 de maio, na Cova da Iria, na peregrinação aniversária internacional que tem como tema ‘O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador’ (Lc 1,47).

Segundo o vigário episcopal, Nossa Senhora de Fátima apresentou-se como “mestra” que ensinou “a viver e fazer o bem comum”.

“À sSua presença, os párocos e as autoridades civis, com subtileza e criatividade, como que apresentavam cada um dos seus concidadãos e, assim, todos se deixaram incluir e envolver pela sua bondade e ternura”, acrescenta o padre José Bento, recordando as “mais de mil pessoas” que acompanham o bispo diocesano, D. José Cordeiro, no final dessa passagem, junto à barragem do Pocinho.

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Bragança-Miranda, de 12 a 26 de julho de 2015, foi considerada uma “graça de paz e misericórdia” de Deus para as terras do nordeste transmontano onde “muitos, ainda” recordavam com “saudade e alegria” a sua passagem em 1949 (01 e 17 de junho).

A imagem passou pelas comunidades católicas de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores e Porto, antes de regressar a Leiria-Fátima.

A peregrinação nacional da imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar em destaque nas próximas emissões do Programa ECCLESIA, na Antena 1, de segunda a sexta-feira (22h45).

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top