Iniciativa de preparação para a Páscoa recorre ao Facebook para falar de Deus
Évora, 09 mar 2016 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral de Jovens da Arquidiocese de Évora convidou 40 “jovens reais” para gravarem vídeos de 30 segundos, nos quais propõem desafios diários com a ajuda da rede social Facebook.
“São jovens reais e Deus manifesta-se assim, e, por isso, também aceitam o desafio. O mais importante é que percebam que estamos a falar de Deus a outros jovens, e isso faz com que digam que sim. São vídeos curtos e têm palavras tão significativas”, explica Joana Simões.
À Agência ECCLESIA, revela que os nomes dos participantes foram sugeridos pelos elementos do Departamento da Pastoral de Jovens e são de toda a arquidiocese, porque a “ideia era abranger” todo o território e “cada um dar o seu contributo, fazer o seu desafio”.
Segundo Joana Simões, a estratégia adotada “é muito simples e o impacto bom” porque os próprios jovens fazem o vídeo, “com a sua câmara, telemóvel”, enviam para a equipa que faz apenas a edição.
“O desafio é para ser proposto por eles, não era a equipa propor ou irmos procurar textos ou escrevermos, apenas editamos e eles dão o desafio”, esclarece, revelando que há jovens “mais tímidos” mas também “se desafiam” e outros “querem logo fazer o vídeo”.
Depois, revela a jovem entrevistada, de 23 anos, cada equipa tem datas próprias para a edição do vídeo e “para o publicar”, sendo agendado “à meia-noite do dia” que é proposto.
’40 jovens, 40 desafios, é uma iniciativa circunscrita no tempo litúrgico da Quaresma para que se perceba que “é diferente, de paragem, de mudança de vida” e, “acima de tudo”, a pastoral juvenil de Évora quer marcar “presença” e mostrar que estes jovens também “estão a viver a Quaresma, na vida real, no dia-a-dia”, e fazem ações que pretendem “mudar a sua vida e a dos outros”.
“Queremos marcar estes 40 dias de forma significativa para que sejam rampa para a minha atitude no resto do ano. Escutar, aceitar o desafio e fazer a diferença na minha vida e na dos outros”, é a fórmula para quem vê esta iniciativa.
Joana Simões assinala que no Departamento da Pastoral de Jovens da Diocese de Évora têm percebido que “é muito importante atualizar” a forma como falam de Deus aos jovens porque tem de ser “adaptada às fontes” onde eles procuram Deus.
“Um dos objetivos desta atividade é demonstrar que a Igreja precisa e acredita nestes jovens para transmitir a mensagem de Deus aos jovens, aos adultos, a todos”, concluiu a jovem psicóloga do Trabalho.
Segundo a entrevistada, ’40 jovens, 40 desafios’ é uma iniciativa que partiu do assistente do departamento juvenil, o padre Fernando Lopes, e foi decidida de forma “natural e espontânea”.
SN/CB