Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai visitar fiéis na Madeira e Porto Santo
Funchal, Madeira, 04 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo do Funchal destacou hoje na apresentação da Visita da Imagem Peregrina à Madeira e Porto Santo que estas vão ser “três semanas” vividas “num tempo de especial riqueza espiritual”.
“O tempo disponível é reduzido e não permite a organização de programas tão alargados como desejaríamos, pelo que, optámos por visitas aos arciprestados, confiando a cada um a organização do programa respetivo, dentro do tempo que lhes foi destinado”, disse D. António Carrilho, em conferência de imprensa.
Aos jornalistas, o bispo do Funchal sublinhou que dispõem de um programa de “apenas três semanas, num tempo de especial riqueza espiritual”, mais concretamente nas três primeiras semanas da Quaresma “em pleno Ano Santo da Misericórdia”.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai chegar ao aeroporto do Funchal pelas 18h00 do dia 13 de fevereiro, fazendo o percurso para a Praça do Município (19h30) e procissão para a Sé.
Segundo o programa, durante três semanas a Imagem Peregrina vai percorrer todos os arciprestados, terminando a visita a 6 de março, “em percurso inverso”, revela o prelado e a Eucaristia na Sé começa às 16h00.
D. António Carrilho recordou ainda que têm a “graça” de uma nova Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que, “ainda recentemente”, percorreu a Diocese do Funchal “congregando assembleias, tocando corações e consciências, estimulando atitudes de conversão e vida nova em Cristo”, ao longo de “sete meses”, entre 12 de outubro de 2009 a 13 de maio de 2010.
O prelado contextualizou também na conferência de imprensa que este périplo da Imagem Peregrina à Madeira e Porto Santo é um “projeto do Santuário de Fátima que a Conferência Episcopal assumiu”, no contexto da preparação do centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria, em 2017.
No seu sítio na internet, a Diocese do Funchal também publicou uma mensagem/convite sobre a receção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima para ser divulgada aos fiéis pelos párocos.
“Contamos com a vossa presença, na certeza de que a Virgem Peregrina de Fátima representa a imagem da ‘Igreja em saída’, que vem ao encontro de todos os seus filhos para os conduzir até Jesus Cristo”, é o apelo aos diocesanos.
Também no seu sítio online, a Diocese do Funchal disponibiliza conteúdos e apresentações em formato powerpoint para catequeses de crianças, adolescentes e jovens e adultos sobre a Mensagem de Fátima.
CB/OC