Vaticano: Papa assinala semana ecuménica e apela ao trabalho conjunto pelos mais pobres

Francisco sublinha que cristãos são «irmãos» por causa do mesmo Batismo

Cidade do Vaticano, 20 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-25 de janeiro) e apelou a um compromisso conjunto em favor dos mais pobres.

“Temos uma missão comum, que é a de transmitir a misericórdia que recebemos aos outros, a começar pelos mais pobres e abandonados”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu na Sala Paulo VI, perante mais de seis mil pessoas.

Numa intervenção dedicada à importância do Batismo comum de católicos, ortodoxos e protestantes, Francisco sublinhou que “ninguém está excluído da misericórdia de Deus”.

“Partir do Batismo significa reencontrar a fonte da misericórdia, fonte de esperança para todos, porque ninguém está excluído da misericórdia de Deus”, insistiu.

O Papa declarou que todos os cristãos têm em comum a experiência de serem chamados ao encontro com Deus, “pleno de misericórdia”.

“Todos, de facto, fazemos a experiência do egoísmo, que gera divisão, reclusão, desprezo”, observou.

Francisco sustentou que por causa do Batismo, os cristãos se podem “considerar todos realmente irmãos”.

“Somos realmente povo santo de Deus, ainda que, por causa dos nossos pecados, não sejamos ainda um povo plenamente unido”, precisou.

A intervenção realçou a importância de partilhar as “obras de misericórdia, corporais e espirituais” como um “testemunho concreto de unidade”.

Após a catequese, o Papa dirigiu-se aos vários grupos de peregrinos presentes, incluindo os de língua portuguesa.

“Nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, imploremos a graça de viver os nossos compromissos batismais, numa adesão mais profunda ao Rosto da Misericórdia divina que é Jesus, nossa esperança e nossa paz. Que Deus vos abençoe”, disse.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top