Vaticano: Papa Francisco e «mais de cinco mil migrantes» vão passar Porta Santa a 17 de janeiro

Cidade do Vaticano, 08 jan 2016 (Ecclesia) – “Mais de cinco mil migrantes” vão assistir à oração do Angelus e com o Papa Francisco vão atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a 17 de janeiro.

O portal de informação do Vaticano, ‘News.va’, adianta que no Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a 17 de janeiro, a Basílica de São Pedro vai também receber a Cruz de Lampedusa, que foi feita com madeira de barcos utilizados pelos migrantes e abençoada pelo Papa Francisco a 9 de abril de 2014.

“Desde aquele dia, a cruz viaja pela Itália, levada por voluntários, unindo paróquias, mosteiros, cárceres e hospitais”, acrescenta o portal sobre este “projeto” da Fundação Casa do Espírito e das Artes.

O diretor da Fundação Migrantes que promove esta iniciativa, adianta que, “sob o olhar e a proteção da Cruz de Lampedusa”, os migrantes “confiarão a Deus o caminho e os sofrimentos de muitos irmãos refugiados em fuga de guerras e desastres ambientais”.

Já o presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, cardeal Antonio Mara Veglió vai consagrar hóstias preparadas por três presos da prisão de segurança máxima de Opera, em Milão, na Eucaristia das 13h00 locais (menos uma hora em Lisboa), no dia 17 de janeiro.

“Pessoas que cometeram homicídios, mas que seguiram um percurso de conscientização e redenção pessoal com a ajuda e o apoio dos sacerdotes da prisão”, acrescenta o portal News.va.

O Papa Francisco publicou a mensagem «Os emigrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia», no contexto do Dia Mundial do Migrante e Refugiado.

News.va/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top