Encontro marcado para 17 de janeiro de 2016
Cidade do Vaticano, 17 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar a Sinagoga de Roma a 17 de janeiro de 2016, anunciou hoje o Vaticano, aceitando o convite do rabino-chefe e da comunidade judaica na capital italiana.
“Trata-se da terceira visita de um Papa ao templo maior da capital italiana após as de São João Paulo II e de Bento XVI”, recorda a nota de imprensa.
Segundo o Vaticano, a visita vai contar com um “encontro pessoal do Papa com os representantes do judaísmo e os membros da comunidade”, embora ainda não seja divulgado o programa oficial.
A Sinagoga de Roma foi visitada por São João Paulo II, em 13 de abril de 1986, e pelo Papa emérito Bento XVI a 17 de janeiro de 2010.
A 25 de junho, Francisco recebeu no Vaticano 20 membros da ‘B’nai B’rith International’, uma organização judaica, convidando católicos e judeus a trabalhar em conjunto pela paz, particularmente no Médio Oriente, e deixou um testemunho pessoal das suas experiências de “encontro e amizade” com a comunidade judaica quando era arcebispo de Buenos Aires.
Meses antes, a 20 de abril, o Papa alertou para as “tendências antissemitas” na Europa, visíveis em “atos de ódio e de violência”, pedindo que a Igreja se manifeste contra os mesmos.
Na sua viagem à Terra Santa, em maio de 2014, Francisco foi acompanhado por dois amigos argentinos – o rabino Abraham Skorka, de Buenos Aires, e o professor muçulmano, Omar Ahmed Abboud, secretário-geral do Instituto de Diálogo Inter-religioso da República da Argentina – que abraçou diante do Muro das Lamentações, após rezar pela paz.
OC