Destacou Papa Francisco numa mensagem
Cidade do Vaticano, 12 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou que o Congresso Eucarístico Nacional da Índia é um “dom de Deus” num país “rico de diversidades culturais e espiritualidades”, numa mensagem-vídeo apresentada hoje no início dos trabalhos que terminam a 15 de novembro.
“O Congresso Eucarístico é dom de Deus e não apenas para os cristãos da Índia, mas para toda a população de um país culturalmente tão diferente mas espiritualmente rico. Por milhares de anos a Índia tem sido permeada pelo desejo de verdade, a busca pelo divino, o esforço de bondade e gentileza”, assinalou o Papa.
Na mensagem divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, Francisco destaca que o tema do encontro ‘Nutridos pela Eucaristia para nutrir os outros’ é “muito relevante e inspirador” uma vez que todos os seres humanos “precisam de alimento”.
“Não é apenas alimento para saciar a fome física”, observa o Papa explicando que “há fome de amor; imortalidade da vida; de afeto; de cuidados, de perdão e de misericórdia”.
Neste contexto, Francisco disse que a Eucaristia “não termina” com a participação do pão e do sangue mas leva à solidariedade com os outros, não ficando imóvel “quando vê o sofrimento, fome nos irmãos”.
“A comunhão com o Senhor é necessariamente em comunhão com os nossos irmãos e irmãs”, frisou.
Na sua mensagem, o Papa distingue também o “grande significado” deste congresso nacional indiano, 50 anos depois do Congresso Eucarístico Internacional celebrado em 1964, que foi o primeiro a ser presidido pessoalmente por um Papa.
O Papa enviou ao congresso o arcebispo de Colombo, Sri Lanka, o cardeal Albert Malcolm Ranjith, como seu representante.
O Congresso Eucarístico Nacional da Índia conta ainda com quatro cardeais indianos, 71 bispos e 665 delegados, até 15 de novembro, em Bombaim.
CB/PR