Vaticano: Papa indica a «humildade» como o caminho para a salvação

Cidade do Vaticano, 14 set 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco na homilia de hoje destacou a ligação entre a cruz e a serpente como mensagem profética de “humildade”, a partir da liturgia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, na Capela da Casa Santa Marta.

“Se um cristão quer seguir no seu caminho da vida cristã deve rebaixar-se, como Jesus se rebaixou: O caminho da humildade prevê que se carregue sobre si as humilhações, como as carregou Jesus”, disse o Papa na Eucaristia matinal.

Para Francisco é preciso olhar “sempre” para a verdadeira cruz de Jesus, “não as cruzes artísticas, bem pintadas”, mas o que era a cruz no Seu tempo e “olhar para o seu percurso recordando que se aniquilou, rebaixou-se” pela salvação dos homens.

Na homilia, o Papa assinalou que o “protagonista” das leituras festivas é a serpente e destacou a “mensagem” de “uma profunda profecia” nesta revelação do “primeiro animal a ser apresentado ao homem, o primeiro sobre o qual se fala na Bíblia”.

Neste contexto, Francisco destacou que na Primeira leitura, do livro dos Números (21, 4-9), Deus disse a Moisés para construir uma “serpente de bronze” e quem olhasse para ela, depois de ser mordido, “salvava-se”.

“Esta é uma figura, uma profecia, uma promessa: uma promessa não fácil de compreender”, observou Papa, acrescentando que no Evangelho (Jo 3, 13-17) o encontro entre Jesus e Nicodemos explica “o gesto de Moisés”.

“Como enalteceu a serpente no deserto também deve ser enaltecido o Filho do homem, para que quem N'ele acreditar tenha a vida eterna”, ou seja, Francisco sintetiza que a “serpente de bronze era uma figura de Jesus elevado na Cruz”.

Segundo o Papa, o Senhor teve como exemplo uma “figura tão feia, tão má” porque veio para “carregar sobre si todos os pecados”.

“Ele fez-se pecado para nos salvar: é este o significado da mensagem da liturgia da Palavra de hoje. O percurso de Jesus, Deus fez-se homem e assumiu sobre si o pecado”, desenvolveu.

Na Eucaristia presidida pelo Papa estiveram também os elementos que integram o Conselho dos Cardeais – conhecido como ‘C9’ – que depois se encontraram para a sua 11.ª reunião.

OR/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top