Portugal: CTT celebram bicentenário do nascimento de São João Bosco

Emissão filatélica evoca fundador dos Salesianos

Lisboa, 03 set 2015 (Ecclesia) – Os CTT – Correios de Portugal vão celebrar os 200 anos do nascimento de São João Bosco com uma emissão filatélica que é lançada hoje.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação dos CTT informa que as obliterações de primeiro dia vão ser feitas nas lojas dos Restauradores, em Lisboa;  do Município, no Porto; no Funchal e Ponta Delgada.

Esta emissão filatélica celebrativa é composta por um selo, com o valor facial de 0,45€, e uma tiragem de 155 mil exemplares, e um bloco filatélico que tem o valor de 2,50€ e uma tiragem de 40 mil exemplares.

Segundo os CTT, o selo tem um formato de 40X30,6 mm e o bloco 95 X 125 mm e o design foi da responsabilidade de Miguel Mendes, designer da Fundação Salesianos.

A pagela emitida pelos Correios de Portugal recorda a vida e obra de Dom Bosco que com noves anos sonhou que Nossa Senhora lhe mostrava a sua missão que era educar os jovens pobres com base em três elementos: “A razão; a religião e a ‘amorevolezza’ (a amabilidade)”.

Em 1859 fundou a Pia Sociedade de S. Francisco de Sales, os Salesianos, e em 1872 fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino salesiano.

Hoje, a congregação masculina fundada por São João Bisco conta com “mais de 15 mil com quase 2000 comunidades, em 132 países, nos cinco continentes”; A obra feminina “também se expandiu por todo o mundo” com mais de 13 mil religiosas em quase 1500 comunidades, em 94 países.

O santo italiano nasceu no lugar de Morialdo, a 25 quilómetros de Turim, Piemonte, a 16 de agosto de 1815, e faleceu a 31 de janeiro de 1888.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top