Leiria, 07 ago 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Leira-Fátima vai dedicar o próximo biénio pastoral 2015-2017 ao tema ‘Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia’ onde se pretende “valorizar a figura da Virgem Maria na vida cristã, à luz das Aparições de Fátima”.
“Ternura é proximidade uns com os outros, partilha, encontro, apoio mútuo que se deve traduzir na vida quotidiana, a começar na família, nas comunidades cristãs e uma das sua características distintivas é serem fraternas, haver relação”, comentou o bispo da Diocese de Leira-Fátima sobre o tema do novo ano pastoral.
À Canção Nova, D. António Marto frisou que nas comunidades deve existir “relação” e não “indiferença”, cada um vive “para seu lado”, onde muitas vezes nem sequer “se valoriza o gesto de paz” na Eucaristia.
Neste contexto, o prelado exemplificou que deve haver também “misericórdia” com os feridos não só do corpo mas “do coração, do afeto, da alma, espiritual” e ajudar os “caídos nas chagas da sociedade” porque é preciso algo mais do que a justiça, “o amor gratuito ao irmão”.
Até ao centenário das Aparições em Fátima, em 2017, a diocese vai viver o lema ‘Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia’, e o bispo diocesano observou que existe “grande devoção, amor, do povo a Maria”.
“Nossa Senhora é espelho do mistério de Deus onde se contempla o Seu amor misericordioso e a beleza do ser Igreja”, destacou D. António Marto.
No seu sítio na internet, a Diocese de Leiria-Fátima explica que vão viver o lema “Feliz de ti porque acreditaste” (Lc 1, 45) e têm como objetivo pôr em relevo a “figura da Virgem Maria na história da salvação e na vida do povo de Deus”.
Para 2015-2016 têm como objetivos específicos: “Conhecer a figura da Virgem Maria na história da salvação e na vida da Igreja; Desenvolver a espiritualidade mariana na vivência da fé; Dinamizar as experiências do culto mariano; Promover a vivência do Ano Santo da Misericórdia.”
Depois, no segundo ano a diocese é convidada a mostrar o relevo das “aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial” com o tema “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”.
Em 2016 – 2017, aos fiéis também são propostos quatro objetivos específicos onde para além da celebração do centenário são convidados a “aprofundar os diversos aspetos da Mensagem de Fátima”; difundir formas de “piedade inspiradas” nesta mensagem e “sublinhar a devoção aos pastorinhos como modelo de santidade”.
CB