Francisco sobrevoou Península Ibérica a caminho do Equador, Bolívia e Paraguai
Lisboa, 05 jul 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou hoje um telegrama ao presidente da República quando sobrevoava Portugal a caminho da América Latina, desejando a todos os portugueses “harmonia e bem-estar”.
“Ao sobrevoar Portugal numa visita pastoral que me leva ao Equador, Bolívia e Paraguai, tenho o prazer de saudar Vossa Excelência formulação cordiais votos para sua pessoa e inteira Nação sobre a qual invoco benevolência divina para que seja consolidada nela esperança e alegria de viver na harmonia e bem-estar de todos seus filhos”, lê-se no telegrama do Papa a Aníbal Cavaco Silva divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Na mensagem enviada ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, o pontífice argentino disse levar ""uma mensagem de esperança" à América Latina e de apoio à "missão da Igreja local".
Francisco iniciou hoje, às 9h00 de Roma (menos uma em Lisboa), a nona Viagem Apostólica Internacional, para visitar o Equador, a Bolívia e o Paraguai, estando prevista a chegada ao Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, no Equador, às 15h00 locais, 21h00 em Lisboa, após 13 horas de voo
A viagem "maratona" do Papa que decorre até ao dia 13 de julho, levará o antigo cardeal de Buenos Aires, na Argentina, ao encontro de milhões de latino-americanos
Francisco visitará, entre outros lugares, uma prisão de menores e um hospital, naquela que será a sua segunda à América Latina, com 22 discursos programados.
No total, o Papa vai percorrer 24730 quilómetros (equivalente a mais de meia volta ao mundo) em sete voos que totalizam cerca de 33 horas.
OC/PR