Bispo sadino está a terminar a sua missão na região depois de 17 anos de serviço às comunidades
Setúbal, 18 jun 2015 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana da Escola da Fé de Setúbal vai homenagear este domingo D. Gilberto Canavarro dos Reis pelos seus 17 anos de missão episcopal na região.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo adianta que a iniciativa vai decorrer durante um encontro diocesano de leigos, no Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada.
Uma iniciativa que deverá contar com a presença de pelo menos “mil pessoas, entre antigos alunos ou formadores da Escola de Fé, e outros leigos que se inscreveram”.
Ao atingir os 75 anos de idade, D. Gilberto Canavarro dos Reis apresentou ao Papa Francisco a renúncia ao serviço episcopal, cumprindo assim o que está estipulado no Direito Canónico.
O bispo sadino vai permanecer no cargo até que Francisco nomeie o seu sucessor.
Com início previsto para as 18h00 de domingo, o encontro de leigos no Santuário do Cristo Rei vai ter como orador o antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz.
O professor e investigador irá abordar “o papel do leigo nos 50 anos do Concílio Vaticano II”, numa conferência intitulada “os desafios de hoje e que desafios para o futuro”.
JCP