UCP: Faculdade de Teologia tem de «passar da reflexão à publicação»

Escola da Universidade Católica Portuguesa assinalou «Dia Nacional»

Porto, 18 mai 2015 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa disse à Agência ECCLESIA que existe reflexão teológica feita em Portugal, mas que é necessário “passar da reflexão à publicação”.

“Falta-nos dar um pequeno passo: passar da reflexão à publicação, da reflexão interna à dimensão externa, levar para fora de muros o que é expressão do que se faz intramuros”, afirmou o padre João Lourenço no âmbito do Dia Nacional da Faculdade de Teologia, que decorreu esta sexta-feira, no Porto.

Para o diretor da FT é necessário criar mais “sintonia” entre a Faculdade e “o todo da Igreja em Portugal”, que possibilite uma maior “aproximação e um melhor conhecimento” da escola de ensino superior, condição para “dar visibilidade” à reflexão teológica produzida.

“Nós não temos um universo de leitores para as grandes questões teológicas tão amplo quanto isso que suporte as edições, o que quer dizer que a investigação em teologia acaba por ser relativamente cara, não porque se ganhe muito a fazer investigação, mas porque para publicar dentro dum universo tão pequeno é difícil às editoras suportar os custos”, afirmou.

O Dia Nacional da Faculdade de Teologia tem um objetivo interno, “reforçar o corpo da faculdade”, e um externo, tornando-a “mais corpo para o exterior”, referiu o diretor da Faculdade.

“A Faculdade tem muita necessidade de se afirmar porque ela compete num contexto e num espaço cultural eclesial e português onde tem de afirmar a sua identidade, o que não acontece por partes, mas no conjunto, para testemunhar que a tarefa e o empenho é o mesmo e que o serviço que queremos prestar tem e deve ter a mesma qualidade”, referiu o padre João Lourenço.

Para o diretor da FT, é necessário “fazer da Faculdade uma realidade visível e sensível no âmbito da Universidade Católica”, contrariando “a algum fechamento” provocado pelo facto de existirem três núcleos de Teologia.

A Faculdade de Teologia iniciou no ano letivo de 1968/69, na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sendo reconhecida pelo Estado Português a 15 de julho de 1971 e tendo aprovação canónica no dia 1 de outubro do mesmo ano; em 1987 estendeu-se a Braga e ao Porto, integrada nos respetivos polos da UCP.

LFS/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top