Igreja: Disciplina de EMRC é um «espaço de interpelação» num «mundo sem desafios»

Defendeu em Fátima o diretor da Faculdade de Teologia da UCP, padre João Lourenço

Fátima, Santarém, 09 mai 2015 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa diz que a Educação Moral e Religiosa Católica tem de assumir-se como um “espaço de interpelação, desafio e abertura ao futuro”.

Numa intervenção com o tema “A missão profética da Escola”, integrada no Fórum de Formação para professores de EMRC que está a ter lugar em Fátima, o padre João Lourenço salientou que há nesta disciplina “um conjunto de potencialidades” que podem ser essenciais “na escola e na sociedade”, enquanto “forma de ler e interpretar a história”.

“Em tempos de crise”, apontou o sacerdote, “a Educação Moral e Religiosa Católica pode ser um espaço de encontro, de motivação vivencial e de desafio perante a vulgaridade de um mundo sem desafios nem interpelações”.

Por outro lado, deve assumir-se como “uma disciplina que cria uma dinâmica para reformar a sociedade”, ensinando cada pessoa, cada jovem, “a ser” e não apenas “a saber”, sustentou.

Perante uma plateia com cerca de 500 docentes, vindos de todo o país, o diretor da Faculdade de Teologia da UCP destacou também o contributo que a educação católica dá às famílias, enquanto espaço onde de abordam os “valores humanos e da fé”.

“Pode facultar aos formandos toda uma experiência e uma dinâmica de reflexão e de envolvimento social, religioso e espiritual que, hoje em dia, muitas famílias já não são capazes de dar nem de possibilitar àqueles que as constituem”, explicitou.

O Fórum EMRC 2015, que tem como tema "A alegria da missão na Escola", é organizado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã e está a decorrer até este domingo no Centro Paulo VI, em Fátima.

JCP

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