Guarda: Coro «Capella Ægitaniensis» divulga música de inspiração cristã

Guarda, 04 mai 2015 (Ecclesia) – O coro "Capella Ægitaniensis" é um projeto que pretende “promover e divulgar” a música de inspiração cristã e vai apresentar o ‘Concerto de Páscoa’ nas Catedrais da Guarda e de Viseu, no mês de maio.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que o Coro "Capella Ægitaniensis" executa um reportório desde o “mais antigo até ao contemporâneo” e vai apresentar o ‘Concerto de Páscoa’ na Catedral da Guarda e da Diocese de Viseu, respetivamente nos dias 10 e 17 de maio.

O Concerto de Páscoa começa com canto gregoriano e depois vai incluir “peças do período renascentista,” do italiano Francesco Foggia e do português D. Pedro de Cristo, e também autores do séc. XIX e XX, com destaque para Charles Wood e Maurice Duruflé.

Este projeto, que quer “promover e divulgar a música de inspiração cristã”, conta com cerca de 30 elementos, na sua maioria da cidade da Guarda, e os ensaios realizam-se habitualmente à quarta-feira, na Casa de Saúde Bento Menni.

O coro, desde a sua constituição, é dirigido pelo padre Daniel Cordeiro e acompanhado ao órgão pelo padre José Luís Farinha e conta com a colaboração de outros músicos da cidade onde nasceu, nomeadamente a soprano Ludovina Fernandes e os jovens músicos Gonçalo Adriano (violino), Inês Lopes (flauta) e Duarte Andrade (trompete).

A Diocese da Guarda informa ainda que o coral já apresentou publicamente obras de diversos compositores, como Andrew Carter; Boris Ord, David Willcocks, e os portugueses Alfredo Teixeira, Fernando Valente e Manuel Faria, desde que iniciou atividade em outubro de 2013.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top