Setúbal: Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro expõe obras da pintora Helena Lobato

Artista batizada pelo Papa em Roma destaca «luz nova» e «tranquilidade» que marca o seu trabalho

Lisboa, 16 abr 2015 (Ecclesia) – A pintora setubalense Helena Lobato, recentemente batizada pelo Papa em Roma, vai ter as suas obras expostas entre 18 de abril e 1 de junho no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, na Cova da Piedade.

Em declarações que poderão ser acompanhadas hoje no Programa ECCLESIA, a partir das 15h30, a artista admite que os seus trabalhos ganharam “uma luz nova” depois do gesto de Francisco.

“Embora a minha pintura se mantenha em termos daquilo que faço, da técnica e das temáticas que uso, mas quando já temos uma tranquilidade diferente, uma forma diferente de olhar para os motivos, isso reflete-se”, salienta Helena Lobato.

A inauguração da exposição está marcada para este sábado às 16h00 e vai estar disponível ao público, durante o período já referido, todos os dias úteis entre as 10h30 e as 19h30.

Na mostra vai estar incluída, entre outros quadros, uma pintura do Mosteiro do Cabo Espichel, obra que marcou decisivamente o caminho de fé que a artista está a começar a trilhar.

“Eu conheci na altura um seminarista, o meu amigo Carlos Sécio, que mostrou-me a casa, fiquei já com uma sensação diferente que eu tinha das pessoas mais ligadas à Igreja Católica”, confidenciou.

Uma história que começou em 2013, no âmbito da participação num concurso de pintura promovido pela Comissão de Arte-sacra da Diocese de Setúbal, no âmbito então do Ano da Fé.

Numa altura em que se debatia com alguns problemas na sua vida pessoal, em que precisava de uma “referência espiritual”, as conversas com Carlos Sécio deram à artista o empurrão que faltava para buscar um novo rumo para a sua vida.

Foi a partir desse impulso que escreveu ao Papa Francisco, figura que já admirava por “todos os exemplos e toda a informação que ia chegando” sobre a sua “obra, o seu trabalho”, da sua capacidade de estar junto do “sofrimento das pessoas”.

Em resposta à sua carta, o Papa argentino desafiou Helena Lobato a ser batizada por ele em Roma, cerimónia que teve lugar durante a vigília pascal, no dia 4 de abril.

Na sua ida a Roma, a artista levou um retrato de Francisco, que teve oportunidade de entregar a seguir à celebração.

Uma pintura que também poderá ficar a conhecer no Programa ECCLESIA desta quinta-feira, às 15h30 na RTP2.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top