EMRC: Leiria acolhe 1200 alunos no encontro do Ensino Secundário

Iniciativa vai simular condições de vida dos refugiados

Lisboa, 10 abr 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã vai promover entre hoje e amanhã o Encontro Nacional do Ensino Secundário, com o tema ‘(Des)Abrigo-me ConTigo!’, reunindo cerca de 1200 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica de 65 escolas.

“O encontro leva a Leiria os alunos para refletir sobre a condição humana, a solidariedade, os direitos humanos, a dignidade da pessoa, e a corresponsabilidade de todos para o bem comum”, informa o órgão executivo da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Neste contexto, o 5.º Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) vai “simular” um campo de refugiados com o objetivo de “chamar a atenção” dos alunos para os “milhões de seres humanos” que diariamente se confrontam com “condições de sobrevivência muito precárias”.

“Este é um desafio a sentir-se refugiado desprovido do seu país, conforto, cultura e família, acrescenta no sítio online Educris.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) explica que espera um “total de 1200 discentes e mais de 115 docentes”.

O 5.º ENES começa no Quartel de Leiria, onde vai haver uma receção à maneira de um “campo de refugiados” e uma atividade noturna, hoje; para sábado estão marcadas “várias caminhadas” pela cidade, onde vão procurar “novos abrigos”, momentos de formação e uma representação pelo “RefugiActo”.

O comunicado o SNEC destaca ainda o encontro de Formação de diretores, docentes e equipas de pastoral das Escolas Católicas, no dia 18 de abril, a partir das 09h30 na Casa Domus Carmeli, em Fátima.

Esta ação de formação tem como tema ‘A Educação e a Igreja Católica: uma responsabilidade vivida com-paixão’ e conta com a conferência do diretor do Instituto Nuno Álvares, o jesuíta José Manuel Martins Lopes.

O órgão executivo da CEECDF vai ainda organizar o Fórum EMRC 2015 onde vai apresentar os “novos manuais da disciplina”, intitulado de 8 a 10 de maio de 2015, no Centro Paulo VI, também em Fátima.

Com o tema «’Unidos a Deus, ouvimos um Clamor’ (Evangelii Gaudium, 187-192) A Alegria da Missão na Escola», o fórum conta com a participação de convidados como Guilherme de Oliveira Martins, Maria Glória Garcia, Rosário Farmhouse, João Lourenço e Alfredo Teixeira.

“Trazem aos docentes de EMRC a possibilidade de refletir sobre do papel da escola na promoção da dignidade humana, tendo em atenção especial os mais desprotegidos", revela o Educris.

A apresentação dos novos manuais, através de várias sessões, está marcada para a tarde do dia 9 de maio, acrescenta.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top