América: Papa incentiva à solidariedade para com as vítimas das chuvadas no Chile e Peru

Intempéries dos últimos dias deixaram vários mortos, dezenas de desaparecidos e muitas famílias desalojadas

Cidade do Vaticano, 28 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à solidariedade para com as populações do Chile e do Peru, atingidas nos últimos dias por fortes tempestades e chuvadas que já provocaram pelo menos 11 mortos e vários desaparecidos.

Uma carta assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, dá conta da preocupação de Francisco perante “as graves inundações” que têm ocorrido em diversas zonas daqueles países, e que “provocaram vítimas e numerosos danos materiais”.

“O Papa argentino exorta as instituições e todos os homens de boa vontade a que, movidos por sentimentos de solidariedade fraterna e caridade cristã, contribuam eficazmente para ajudar as populações locais a superem esta provação”, pode ler-se na missiva.

Ao mesmo tempo, Francisco “reza pelo eterno descanso dos falecidos e para que Deus console e fortaleça todos quantos foram atingidos por esta desgraça”.

Entretanto a Conferência Episcopal do Chile também já reagiu à catástrofe natural que se abateu sobre as suas comunidades.

Num comunicado remetido à Agência ECCLESIA, os bispos chilenos lamentam os mortos já contabilizados, recordam as “dezenas” de pessoas que continuam desaparecidas e as muitas famílias que ficaram desalojadas, devido às intempéries e à força das águas.

 Os responsáveis católicos dão conta dos esforços que estão a ser feitos, coordenados pela Cáritas do Chile, “para levar ajuda às pessoas mais carenciadas”.

Apelam ainda às populações para que, no âmbito da Semana Santa que vai começar este domingo, “ofereçam a sua oração por todas as vítimas, pelas suas famílias, pelos que estão a sofrer e por todas as autoridades e voluntários que estão no terreno” a apoiar quem mais precisa.

“Abram o vosso coração em solidariedade para com estes vossos irmãos”, exortam os bispos chilenos, secundando o apelo do Papa Francisco.

JCP 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR