http://teresadejesus.carmelitas.pt/
No quinto centenário do nascimento de Teresa de Jesus, em pleno ano da Vida Consagrada e ainda porque no passado domingo, dia 8 de março, celebramos o Dia Mundial da Mulher, esta semana, propomos uma visita ao sítio inteiramente dedicado a Santa Teresa de Ávila. Neste espaço digital, da responsabilidade da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços, são apresentados “os mais variados conteúdos: sínteses doutrinais, guiões de leitura, sugestões bibliográficas, esquemas de vigílias e outras orações, recursos multimédia, notícias do que vai acontecendo a nível da Ordem dos Carmelitas e de toda a Igreja relacionadas com esta Doutora da Igreja. A Teresa, santa, doutora, mística, fundadora e escritora”.
Ao digitarmos o endereço teresadejesus.carmelitas.pt encontramos um espaço eminentemente informativo e com uma extraordinária riqueza de recursos. Na página inicial além das últimas notícias e dos sempre habituais destaques, está um vídeo produzido pela Agência Ecclesia, onde é apresentada a abertura das celebrações do Centenário que decorrem de 15 de Outubro de 2014 a 15 de Outubro de 2015. No menu que se encontra no lado esquerdo dispomos dos conteúdos relativos a Santa Teresa, no outro conjunto localizado no topo da página, encontram-se as informações direcionadas com as comemorações.
Na opção “biografia” podemos conhecer a vida de Teresa Sánchez de Cepeda e Ahumada, onde entre outras coisas, ficamos a saber que nasceu no dia 28 de Março de 1515.
Em “catequeses Teresianas” somos brindados com mais de uma vintena de extraordinárias catequeses, daquela que é considerada a fundadora dos Carmelitas Descalços juntamente com São João da Cruz.
Caso pretenda conhecer melhor os escritos de Santa Teresa basta que clique no título “escritos teresianos”. Aí pode ler um conjunto interessantíssimo de páginas com reflexões relacionados com os textos escritos pela pena daquela que foi proclamada de Doutora da Igreja a 27 de setembro de 1970 pelo papa Paulo VI.
No item “fichas de trabalho” encontramos várias propostas práticas para serem realizados em grupo, como forma de se conhecer a vida e ação da autora da obra-prima, "O Castelo Interior".
Por último destacamos a área da espiritualidade, onde somos presenteados com riquíssimos textos que nos ajudam a perceber que “na espiritualidade de Santa Teresa de Jesus não há sombras, nem nebulosidades, como nos místicos do norte. Tudo é luz, tudo claridade, tudo simplicidade”.
Fernando Cassola Marques