Setúbal: Centro «Nossa Senhora do Amparo» celebra 25 anos de atividade

Instituição da Cáritas acolhe crianças vítimas de maus tratos e ajuda-as na reconstrução do seu «projeto de vida»

Setúbal, 13 FEV 2015 (Ecclesia) – O Centro de Acolhimento Temporário “Nossa Senhora do Amparo”, valência da Cáritas Diocesana de Setúbal orientada para crianças mais desfavorecidas, está a assinalar 25 anos de atividade.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição sublinha o seu empenho em continuar a proporcionar aos mais novos “um ambiente onde sejam garantidas condições de afetividade, saúde, equilíbrio emocional e educação”.

Salienta ainda a necessidade de busca “meios que contribuam para atenuar os efeitos” da adversidade na vida das crianças e “contribuir” para que estas possam ter o melhor “projeto de vida” possível.

O CAT “Nossa Senhora do Amparo”, criado em 1990, tem por missão o acolhimento temporário a crianças de ambos os sexos, dos 0 aos 10 anos de idade, vitimas de maus tratos infantis, nomeadamente negligência, abandono, maus tratos físicos ou psicológicos e abuso sexual”.

Atualmente presta apoio a 13 crianças, que chegaram à instituição por “decisão dos Tribunais de Família e Menores ou pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens”.

Com o contributo de uma “equipa técnica” especializada, “composta por um psicólogo, educadora Social e 2 assistentes sociais; e uma “equipa cuidadora” que integra “8 ajudantes de ação direta e permanente às crianças”, o objetivo principal é propiciar o “retorno” dos mais novos “à família biológica”.

Caso isso não seja possível, a solução seguinte passa pela “adoção ou institucionalização das crianças em lares de infância e juventude”.

No âmbito do seu 25.º aniversário, o CAT “Nossa Senhora do Amparo” vai promover diversas atividades, incluídas também na Semana Nacional da Cáritas entre 1 e 8 de março.

Entre elas, destaca-se uma exposição comemorativa dos 25 anos e ainda um seminário que terá como tema “Centros de Acolhimento Temporário – Laços que se quebram ou nós que não desatam”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top