Alimentação: Papa pede coragem para acabar com interesses económicos e políticos

Francisco contesta situação paradoxal: «Há alimentação para todos mas muitos passam fome»

Cidade do Vaticano, 07 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje “responsabilidade” e “coragem” para quebrar interesses económicos e políticos e reverter uma situação que recordou ser paradoxal: “há alimentação para todos mas muitos passam fome”.

“Por favor, sede corajosos e não tenhais medo de vos deixar interrogar, nos projetos políticos e económicos, por um significado mais amplo da vida, porque isto vos ajuda a servir realmente o bem comum e vos dará força no multiplicar e tornar acessíveis para todos os bens deste mundo”, afirmou o Papa numa mensagem vídeo para o encontro «As Ideias da Expo 2015 – Em Direção à Carta de Milão”, que pretender refletir sobre “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”.

Aos cerca de 500 participantes, Francisco sugeriu três atitudes: “resolver as causas estruturais da pobreza”, responsabilidade política e gestão dos recursos.

O Papa propõe “enfrentar as prioridades” que passam por “renunciar à autonomia absoluta dos mercados e da especulação financeira e agir, antes de mais, sobre as causas estruturais da iniquidade”.

Aos políticos pediu “coragem” e testemunho da “caridade”, pois, afirma, ser o princípio das relações.

“A caridade não é só um princípio das micror-relações, familiares, de amizade, em grupos; é também o princípio das macro relações: sociais, económicas e políticas”.

A política é “uma vocação altíssima”, sugeriu, indicando como “campos de um autêntico empenho político” a defesa da dignidade da pessoa humana e do bem comum.

Francisco sugeriu ainda como terceiro passo uma atitude de proteção e não de paternalismo sobre os recursos.

“A Terra é generosa e dá tudo a quem a protege. A Terra que é mãe de todos, requer respeito e não violência, ou pior ainda arrogância como se fossemos dono dela”, afirmou, recordando palavras da sua intervenção, em Novembro, na conferência internacional sobre nutrição, da responsabilidade da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

“A Terra só nos foi emprestada para a gerirmos com carinho até a restituirmos à próxima geração”.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top