UCP: Faculdade de Teologia propõe curso «Teologia e Espiritualidade da Família»

Lisboa, 14 jan 2015 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, vai promover o curso “Teologia e Espiritualidade da Família”, entre fevereiro e junho, contribuindo para a reflexão e o debate em curso Igreja e na sociedade sobre o tema.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Juan Ambrosio, professor na Faculdade de Teologia, explica que o curso vai refletir e debater o documento final do sínodo extraordinário dos bispos sobre a família “não propriamente ao modo escolástico”, pergunta-resposta, mas enquadradas em grandes áreas temáticas.

Desta forma, com o curso ‘Teologia e Espiritualidade da Família’ a instituição de ensino pretende dar continuidade ao propósito do Papa Francisco em “alargar a reflexão” a toda a comunidade crente e “não apenas aos especialistas”.

A formação foi preparada para ser desenvolvida em quatro módulos, divididos em duas partes sendo a segunda mais “prática e pastoral”.

No primeiro módulo ‘Família: Substratos sociais e mudanças culturais’ analisam-se os “diversos modelos familiares” e a sua relação com a cultura, como “é influenciada e como a influência”.

Para Juan Ambrósio, o primeiro passo “é sempre o da realidade”, os desafios que origina e o “diálogo que é preciso estabelecer”.

“Se partimos de uma realidade que não existe não influênciaremos a que existe”, observa.

‘Família: Perspetivas bíblicas e teológicas’ é o tema do segundo módulo onde vai ser apresentada a perspetiva e proposta “configurada” no Antigo e Novo Testamento e como a reflexão teológica “desenvovleu e amadureceu”.

O terceiro e quatro módulos, respetivamente ‘Família: Dinâmicas pastorais’ e ‘Família: Itinerários da Fé’, são mais práticos.

Num primeiro momento os participantes vão debater e dialogar sobre as propostas que “existem nas comunidades crentes e na Igreja”, que os vai ajudar a refletir sobre como “enfrentar as diversas questões da vida”.

No último módulo vão conhecer os vários movimentos e associações divididos em diversos âmbitos, desde as “crianças aos jovens e adolescentes; os casais e os reformados”.

O curso "Teologia e Espiritualidade da Família" é aberto a todos, começa no dia 2 de fevereiro e termina a 8 de junho, com as aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 21h15, apresentadas na sala 323 do edifício 3, da Universidade Católica, em Lisboa.

O professor da Faculdade de Teologia da UCP assinala que uma das missões da instituição é “não ficar simplesmente focada num aspeto fundamental” mas, cada vez mais, redescobrir a missão de ser “proposta de reflexão” a um público muito mais vasto e ajudar a “pensar os grandes problemas da sociedade e da vida”.

“A família nos últimos tempos tem sofrido enormes transformações, o seu perfil é plural, não há só um determinado tipo de família”, analisa o professor que, neste contexto alerta que “não” se pode dizer que “tudo equivale”.

“Assumir que uns géneros estão certos e todos os outros errados e leva a conflitos que não resolvem o problema”, acrescenta o interlocutor que considera ser necessário colocar “em diálogo” a proposta da experiência cristã com “a realidade, as ânsias das pessoas” onde a Igreja “também tem muito a aprender”.

PR/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top