UCP: Reconhecimento internacional «vai ajudar a alavancar outros cursos»

Diretor da Faculdade de Ciências Humanas comenta colocação de oito mestrados da Católica entre os 30 melhores do mundo

Lisboa, 07 jan 2015 (Ecclesia) – O diretor da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), mostrou-se satisfeito com o reconhecimento que está a ser atribuído aos cursos de mestrado em andamento naquela instituição.

Em declarações à Agência ECCLESIA, José Manuel Sardica realçou a entrada do mestrado em Estudos de Cultura “diretamente para o pódio de um ranking internacional” como o da Eduniveral 2014-2015.

Para o docente, a entrada deste curso para o terceiro lugar de “um dos mais importantes rankings” educativos a nível mundial é “muito importante”, sobretudo porque se trata de uma aposta recente, lançada em 2005 pela Faculdade de Ciências Humanas.

“Dez anos não é muito tempo e com certeza este reconhecimento vai dar outra visibilidade, outro reconhecimento à Faculdade, vai ajudar a alavancar outros cursos e sobretudo servir de chamariz importante para alunos nacionais e internacionais”, complementa José Manuel Sardica.

Seguindo a estratégia que a UCP tem implementado “nos últimos anos, de consolidação nacional e expansão internacional”, a Faculdade de Ciências Humanas tem procurado “reforçar a sua competitividade internacional” e “atrair alunos de fora”.

No que diz respeito ao mestrado em Estudos de Cultura, o professor José Manuel Sardica realça que ele tem sobretudo “duas grandes mais-valias”.

Em primeiro lugar, procura ajudar os alunos a “olharem para a Cultura como um fenómeno amplo, não é um mestrado de literatura, de línguas, é um mestrado que olha para a Cultura como um fenómeno de linguagem, de comunicação, de diálogo e saberes dos dias de hoje”.

Por outro lado, trata-se de um projeto que, “integrado numa rede de instituições culturais em Lisboa, permite que os mestrandos aliem a reflexão teórica à experimentação em contexto de gestão cultural, de aplicação de conhecimentos”, salienta o diretor da Faculdade de Ciências Humanas.

Com sede em França, o ranking educativo Eduniversal existe desde 2007 e todos os anos avalia mestrados em todo o mundo e nas mais variadas áreas, desde a Economia e Gestão até às Artes e Letras.

Além do mestrado em Estudos de Cultura, que entrou para a terceira posição, a Universidade Católica conta ainda com mais outros sete mestrados entre os trinta melhores do mundo.

No campo da Gestão e Economia, a UCP assinala o 14º lugar nos mestrados da Europa Ocidental na área de Marketing; o 18º do Msc in Business Administration e o 25º lugar do Msc in Economics, todos da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais.

Já na categoria do Direito, por exemplo, a Global School of Law da UCP colocou o LL.M. in International Business Law na 30ª posição do ranking da Europa Ocidental e “na primeira posição relativa a Portugal”.

“Para o observador internacional”, realça José Manuel Sardica, “a impressão que fica é não apenas de uma faculdade ou de duas que são boas, mas da Universidade Católica como um todo que consegue por várias das suas escolas entrar para este ranking”.

Este facto “reforça aquela que é uma das tónicas identitárias da UCP, que é a comunhão e sinergia entre os vários saberes”, conclui.

LS/CB/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR