Lisboa, 26 dez 2014 (Ecclesia) – “Que ninguém fique sozinho” foi o desafio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no Bairro do Padre Cruz, no Patriarcado de Lisboa, para a ceia de Natal com os que estão sós realizada com o apoio de instituições e associações.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro do Padre Cruz explica que na ceia de Natal dos que “estão sós”, a solidão deu lugar à “comunhão” e a “amargura dos silêncios” à partilha de afetos e “convívios insuspeitos”.
A referenciação de pessoas que participaram – “independentemente do estrato social” – teve em conta a situação diariamente de “solidão” e que certamente se manteriam na noite de Natal.
Este trabalho foi realizado com a “parceria e cumplicidade” da Junta de Freguesia de Carnide, da Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz e de algum comércio local, explicam.
O jantar, depois da Eucaristia de Natal, envolveu um “surpreendente” número de voluntários, “alguns em experiência de reaproximação à Igreja”, acrescenta a paróquia que com esta iniciativa procura realizar o "sonho missionário de chegar a todos".
No final da ceia cada participante recebeu uma flor com o simbolismo que cada pessoa é única, “plantada por Deus no jardim da humanidade”, e profundamente “amada por um Menino inteiramente doado num gesto de amor”.
O comunicado contextualiza ainda que na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz, situada no “maior bairro social da Península Ibérica”, as dificuldades das famílias são “muitas e de vária ordem” mas tem apostado em dinâmicas pastorais de “compromisso” que envolvam vários parceiros comunitários “recusando cruzar os braços ou demitir-se do ser Igreja no mundo perante contextos sociais difíceis”.
CB