Uma proposta a visitar até ao dia 28 de dezembro
Faro, 24 dez 2014 (Ecclesia) – O presépio vivo de Odeleite, no Algarve, retrata o imaginário de Natal com 50 figurantes e é uma proposta a visitar até dia 28 de dezembro, numa iniciativa da Associação Social da Freguesia.
Vários cenários montados ao longo da rua principal da localidade algarvia transformam-na numa Aldeia Presépio, onde se destaca o estábulo com a manjedoura e o menino Jesus, representado por um bebé com apenas três meses de idade.
Construídos com materiais diversos, como canas, madeira, cortiça, palha, areia e pedras, os cenários integram figuras de camponeses, carpinteiros, guardas romanos e reis magos, todos trajados a rigor.
“São esperados muitos turistas espanhóis e portugueses de todo o país e que nesta altura têm por tradição visitar Odeleite”, disse a presidente da associação organizadora, Paula Gomes.
“Prevemos atingir as duas mil pessoas. Apesar do frio esperado para a época”, disse Paula Gomes, frisando que Odeleite “recebe habitualmente muitos visitantes durante a quadra natalícia por ter características muito próprias de uma aldeia presépio.
Para concretizar a iniciativa, a associação “mobilizou as centenas de residentes, bem como os comerciantes locais, eles próprios empenhados na construção dos cenários e na criação das vestes dos figurantes”, destacou a presidente da associação local.
A Aldeia Presépio de Odeleite pode ser visitada até ao dia 28 de dezembro.
FD/SN