Funchal: Bispo destaca 500 anos de Vida Consagrada na diocese

Religiosos ou leigos «presentes» no arquipélago madeirense ou que dele «partiram em missão evangelizadora»

Funchal, Madeira, 26 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo do Funchal vai abrir o Ano da Vida Consagrada na diocese madeirense com uma eucaristia no domingo às 10h00, na igreja do Colégio dos Jesuítas.

Numa nota pastoral publicada através da internet, D. António Carrilho destaca “todas as vocações de especial consagração e suas instituições, presentes na diocese ou que dela partiram em missão evangelizadora, ao longo dos 500 anos da sua existência”.

Convida ainda os madeirenses, e em particular “os membros dos Institutos de Vida Consagrada”, a marcarem presença na celebração de domingo em “união com o Papa Francisco” que, no mesmo dia em Roma, vai inaugurar 15 meses de atividades dedicadas às congregações religiosas e seculares.

D. António Carrilho recorda a “grande variedade de carismas e instituições” que atualmente existem, quer ligadas à “vida contemplativa, às obras de apostolado e ao ministério sacerdotal”.

Formas de consagração também presentes em áreas sociais ou caritativas como “a educação, a saúde e o serviço aos mais carenciados”.

“Pelo batismo, todos somos consagrados a Deus mas cada pessoa, na orientação fundamental da sua vida, pode reconhecer e acolher o chamamento de Deus a uma especial consagração, na entrega total ao serviço de Deus e dos irmãos, na Igreja e na sociedade”, complementa o bispo.

O ano da Vida Consagrada foi lançado pelo Papa Francisco no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

Subordinada ao lema “Chamados a levar a todos o abraço de Deus”, a iniciativa pretende ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos:

“Fazer memória agradecida do passado”, “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.

Em Portugal, a coordenação do evento está a cargo da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top