Braga, 31 out 2014 (Ecclesia) – Termina hoje na Biblioteca Pública de Braga, da Universidade do Minho, a exposição bibliográfica ‘D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590)’, que evoca os 500 anos do nascimento do antigo bispo de Braga.
“Os 50 documentos expostos incluem obras do frade dominicano, além de biografias, livros de congressos, recortes de imprensa e referências enciclopédicas sobre o homenageado”, destaca o Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho (UM).
O comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informa que a exposição de entrada livre encontra-se no átrio da Biblioteca Pública de Braga, na Praça do Município, e pode ainda ser visitada entre as 9h00-13h00 e 14h00-18h00.
A UM destaca que para a história “fica sobretudo a sua ação na assistência aos necessitados” do antigo bispo de Viana do Castelo e arcebispo de Braga, mestre pela Universidade de Salamanca e lecionou nas cidades de Lisboa e Évora.
O Papa João Paulo II beatificou Frei Bartolomeu dos Mártires em 2001.
O arcebispo de Braga que publicou “mais de trinta escritos” participou também ativamente no Concílio de Trento, no século XVI, e apostou na formação do clero e na proximidade com as pessoas através de visitas pastorais constantes.
CB/OC