Espiritanos: Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras convida à missão

Cascais, Lisboa, 07 out 2014 (Ecclesia) – O XXVI Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras (JSF) realizou-se com o tema “Abre o coração… Alegra-te no Senhor” e ficou marcado por momento de “oração, formação e convívio” na Paróquia de Tires, em Cascais.

O encontro foi uma oportunidade para os jovens “(re)encontrarem” companheiros de Semanas e Pontes Missionárias, “ansiando por muitos momentos de oração, formação e convívio”, explica o comunicado dos Jovens Sem Fronteiras, ligados aos religiosos Espiritanos, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A reunião realizou-se entre 3 e 5 de outubro e o sábado começou com um momento de oração que transportou os JSF para a Guiné-Bissau, país do continente africano onde este ano realizaram o projeto Ponte Missionária.

Este momento permitiu “reconhecer na simplicidade e alegria das crianças o amor de Deus” despertando “a vontade de doar o seu coração com a mesma intensidade e inocência de uma criança”, assinalam.

A abertura oficial do encontro nacional dos Jovens Sem Fronteiras, contou com a presença de uma representante da Câmara Municipal de Cascais, o pároco de Tires, o padre Manuel Magalhães, e as duas primeiras animadoras do grupo JSF Tires.

“Todos apelaram aos jovens presentes para continuarem o seu trabalho missionário, mantendo o seu coração aberto para dar sempre um “sim” diário a todos os que encontram no seu caminho”, revelam Ana Rita Queirós e Cristina Fontes no comunicado.

Os jovens foram convidados a refletir sobre as palavras do Papa Francisco, pelo padre Hugo Ventura, “realçando-se que a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”.

Por isso, o sacerdote desafiou os JSF a terem disponibilidade “para parar, olhar para Deus, ouvi-Lo e caminhar com Ele”.

Do programa do encontro nacional também constava visitar instituições do concelho de Cascais: “Dando um pouco de nós a crianças, idosos, reclusos e pessoas com deficiência”, destaca o comunicado.

No domingo, a Coordenação Nacional dos JSF apresentou o movimento como “a chave para que os jovens abrissem o coração e caminhassem na missão” e as atividades e novidades para o próximo ano.

O encontro culminou com a Eucaristia presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e com a presença do Provincial dos Missionários do Espírito Santo (espiritanos), o padre Tony Neves, entre outros padres da congregação.

Durante a celebração foi também feito o envio missionário de um elemento dos JSF de Carvalhal que vai partir para Moçambique, África.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top