Turismo: Primeiro congresso internacional vai refletir sobre oportunidade e desafios das peregrinações

Iniciativa reúne centenas de participantes em Santiago de Compostela

Lisboa, 17 set 2014 (Ecclesia) – A cidade espanhola de Santiago de Compostela acolhe entre hoje e sábado o primeiro Congresso Internacional de Turismo e Peregrinações, que pretende refletir sobre os vários desafios e oportunidades deste setor.

A Organização Mundial do Turismo, organismo da ONU, que promove esta iniciativa apresenta três objetivos para a realização do evento: “Colocar em relevo a importância do legado histórico e cultural das peregrinações, tanto nas vertentes religiosas e seculares como das rotas espirituais; discutir o papel do turismo nas políticas e estratégias para a salvaguarda da identidade cultural e da gestão do património ao longo dos caminhos e trilhas”.

A organização no terceiro objetivo pretende destacar “a contribuição positiva das peregrinações” para o crescimento sustentável e responsável do turismo como para “o entendimento internacional”.

“O turismo e as peregrinações são atividades humanas cada vez mais complexas e o futuro depende de equilíbrios entre as tradições e as necessidades dos anfitriões e dos peregrinos”, explica na apresentação do congresso que vai realizar-se em Santiago de Compostela, declarada Património Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985.

O programa desta iniciativa, que conta com conferencistas internacionais religiosos e civis, vai desenvolver vários aspetos ligados aos lugares sagrados uma vez que a peregrinação de fiéis de diversas confissões “pode impulsionar o turismo internacional” e o “desenvolvimento local, como se constatou nas últimas décadas”.

Os caminhos de peregrinação e os espaços sagrados apresentam “desafios particulares no âmbito de políticas, estratégias de desenvolvimento, gestão de recursos, capacidade de carga e conservação do património”, desenvolve a organização.

“Vivência popular da devoção e procura da autorrealização pessoal” são “chaves” apresentadas para peregrinar e exercer o turismo espiritual, nesse sentido, entre os dias 18 e 20 setembro 2014, o congresso vai também “contemplar” a perspetiva dos centros de peregrinação para identificar os fatores que “geram esta procura”.

O meio ambiente como elemento do turismo ligado às rotas de peregrinação também vai ser analisado uma vez que estes caminhos “passam por espaços naturais” que são “paisagens culturais repletas de valores espirituais e simbólicos”.

Este encontro precede o Dia Mundial do Turismo, que vai ser assinalado a 27 de setembro.

O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPMI), cardeal Antonio Maria Véglio, na mensagem para este dia mundial destacou a importância do Turismo para o “desenvolvimento autêntico” e “integral” das comunidades.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top