Espanha: Papa nomeia novos arcebispos para Madrid e Valência

D. Carlos Osoro Sierra sucede ao cardeal Rouco Varela e D. Antonio Cañizares Llovera deixa funções na Santa Sé para regressar ao seu país

Cidade do Vaticano, 28 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje como novo arcebispo de Madrid D. Carlos Osoro Sierra, de 69 anos, até agora arcebispo de Valência, que sucede ao cardeal Rouco Varela.

D. Antonio María Rouco Varela, de 78 anos, tinha apresentado a resignação ao cargo que ocupava desde 1994, por ter ultrapassado o limite de idade definido pelo Direito Canónico (75 anos).

Além do governo pastoral da Arquidiocese de Madrid, o cardeal presidiu à Conferência Episcopal Espanhola durante 12 anos (1999-2005 e 2008-2014).

Na primeira mensagem dirigida à arquidiocese, D. Carlos Osoro Sierra sublinha que a missão da Igreja “não se limita a um programa ou a um projeto”, mas passa pelo “encontro com o Senhor e o encontro com os homens, para anunciá-lo a todos, sendo servidores cheios de misericórdia”.

A Santa Sé anuncia ainda que Francisco escolheu como arcebispo de Valência o cardeal Antonio Cañizares Llovera, de 68 anos, que desde 2008 era prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé).

O antigo arcebispo de Toledo e primaz de Espanha foi criado cardeal por Bento XVI em 2006 e regressa agora ao seu país natal.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top