Escuteiros: Caminheiros dedicam «Férias de Campo» a crianças institucionalizadas

Portalegre, 22 ago 2014 (Ecclesia) – Os Caminheiros do Corpo Nacional de Escutas vão iniciar este domingo mais uma edição das “Férias de Campo”, um projeto de serviço/voluntariado que os escuteiros desenvolvem há 11 anos com crianças de instituições de Abrantes, Região de Portalegre e Castelo Branco.

“Anualmente, nas férias de verão, um grupo de Caminheiros prepara um conjunto de atividades para crianças de instituições de acolhimento, concretizado em três dias de intensa atividade que inclui a alimentação, a higiene e a animação”, explica Joaquim Mendes, dirigente da região de Portalegre-Castelo-Branco.

À Agência ECCLESIA, o responsável revelou hoje que este ano participam 20 crianças do Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes; da Casa de São Miguel do Centro Social Inter-Paroquial de Abrantes; da Ordem Infância e Juventude do Centro de bem-estar social da Zona Alta de Torres Novas; da Ordem de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e do Centro de Acolhimento Temporário da Fundação José Relvas de Alpiarça.

As crianças vão ter atividades variadas “em função da inspiração dos voluntários e dos meios disponíveis” e na noite do dia 24 de agosto vão ver o filme “Toy Story 1” que dá mote ao imaginário prepadado para 2014.

No final do dia 27, o jantar e a festa realizam-se de acordo com o imaginário e um dos dias do evento será passado na praia fluvial do Penedo Furado, com jogos temáticos.

“Na quinta depois do almoço é feita a avaliação pelos participantes e a meio da tarde voltam às instituições”, desenvolve Joaquim Mendes, que faz a ligação entre as instituições e os voluntários.

Em concreto, entre os dias 26 e 28 de agosto, os escuteiros serão responsáveis pela “confeção das refeições, higiene, atividades, medicação e de noite também é preciso acordar algumas crianças para ir à casa de banho às 0h00, 3h00 e 6h00”.

Para os 15 caminheiros envolvidos na atividade, as “Férias de Campo” começam este domingo, para se conhecerem e prepararem a receção às crianças, e terminam no dia 29 de agosto, depois da avaliação dos trabalhos.

“A origem da atividade remonta ao dia de São Jorge da Região de Portalegre-Castelo-Branco em 2004, organizado conjuntamente pelos quatro Agrupamentos da cidade de Abrantes”, contextualiza o responsável.

“Estas crianças merecem muito mais do que aquilo que o mundo lhes tem dado. Há três anos consecutivos que não falto a esta atividade e dedico um pouco do meu tempo na sua preparação”, testemunhou Raquel Sequeira, do agrupamento 170 Sertã, região de Portalegre-Castelo-Branco.

Para se candidatarem, às “Férias no Campo”, todos os anos os Caminheiros têm de enviar um email para o endereço feriasdecampo@gmail.com com os dados pessoas e a reposta à pergunta: “Porque devo ser EU o(a) escolhido(a)?”.

CB/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR