Desenvolvimento: «aTerra» promove escola de verão

Semana de atividades foi encerrada pelo Secretário de Estado da Agricultura

Ourém, Santarém 01 ago 2014 (Ecclesia) – A primeira escola de verão do projeto «aTerra», apostou na formação de novas gerações para o desenvolvimento rural e produziu um documento final entregue ao Secretário de Estado da Agricultura onde se interroga sobre o futuro da agricultura familiar.

“Que futuro para a agricultura familiar dentro do próximo quadro comunitário de apoio (PDR) e como ultrapassar os constrangimentos da compra de produtos locais por parte das instituições locais, ao abrigo das compras públicas”, foram algumas perguntas abordadas no documento que os 18 alunos da primeira escola de verão do projeto «aTerra» entregaram ao Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo de Albuquerque”, revela a organização em comunicado.

Promovida pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) em parceria com a Associação Casa Velha, a Empresa municipal Ouremviva e a ONGD Actuar, a escola de verão foi uma oportunidade para o debate em torno de “inquietações” e questões sobre o “desenvolvimento rural dos territórios marcados pela agricultura de pequena dimensão”.

A primeira escola de verão do projeto «aTerra» surgiu com o objetivo de promover a análise de estratégias integradas de sustentabilidade rural, através de uma abordagem teórico-prática em regime residencial” e realizou-se de 21 a 25 de julho, em Ourém.

Os participantes de diferentes regiões do continente e ilhas, de Moçambique e de Angola articularam “estratégias locais com os desafios globais de desenvolvimento sustentável, avaliando a realidade das zonas rurais de minifúndio” de Portugal com outros territórios, nomeadamente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Para além de visitas de estudo, os alunos também conheceram a perspetiva do produtor e do consumidor, “articulando questões de desenvolvimento local com grandes inquietações do progresso a nível global”, assinala o documento.

A sessão final do projeto «aTerra» teve lugar na Adega da Quinta da Casa Velha com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ourém, da Câmara Municipal de Abrantes e da Câmara Municipal de Torres Novas, vários presidentes de Juntas de Freguesia, Presidente e equipa da ADIRN, produtores, diretores de escolas.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top