Leiria, 07 jul 2014 (Ecclesia) – A solenidade da dedicação da Sé de Leiria ocorre este domingo e D. António Marto vai instituir no ministério de leitor e de acólito dois seminaristas de Leiria-Fátima.
Numa missiva enviada aos padres da diocese, o vigário geral recorda que “a dedicação de uma igreja é a celebração mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, para que se destine a espaço sagrado, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas”, lê-se no site da diocese.
O padre Jorge Guarda sublinha ainda que “a igreja catedral tem grande significado simbólico para a diocese; nela está a cátedra ou sede do bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé”.
Este ano, a solenidade será enriquecida com a instituição de leitor do seminarista António Cardoso, da paróquia de Benfica do Ribatejo (Santarém), e a instituição de acólito do seminarista Tiago Silva, de Aljubarrota.
Todos os fiéis são convidados a associar-se a esta festa, “especialmente os mais empenhados na vida da Igreja diocesana, incluindo os sacerdotes”, acrescenta o vigário geral, indicando que “a participação nesta celebração ajuda a avivar e alimentar a consciência da Igreja diocesana reunida à volta do seu Bispo”.
LMF/LFS