Economia: É intolerável que a especulação financeira determine os destinos dos povos

Cidade do Vaticano, 16 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a especulação financeira não pode continuar a determinar os “destinos dos povos”, beneficiando “poucos” e sobrecarregando a maioria das pessoas.

“Não podemos continuar a tolerar que os mercados financeiros governem os destinos dos povos em vez de servirem as suas necessidades ou que poucos prosperem recorrendo à especulação financeira enquanto muitos sofrem profundamente as suas consequências”, afirmou Francisco ao receber os participantes na conferência “Investir para os Pobres".

Promovida pelo Conselho Pontifício Cor Unum, em colaboração com o Catholic Relief Services e do Colégio Mendoza of Business, a conferência analisou formas “atuais e viáveis” de uma “maior equidade social” e o exercício de solidariedade com os pobres e os excluídos através de uma “forma emergente de investimento responsável”, designado “Impact Investing”.

Francisco defendeu este tipo de investimentos, que se fundamentam num “relacionamento original” entre “lucro e solidariedade”, possuindo retornos mais baixos mas produzindo um “impacto social positivo” nas populações locais, nomeadamente a “criação de postos de trabalho, o acesso à energia e a instrução e crescimento de produtividade agrícola”.

“É importante que a ética reencontre o seu espaço nas finanças e que os mercados estejam ao serviço dos interesses dos povos e do bem comum”, afirmou o Papa dirigindo-se aos participantes nesta conferência, que contou com a participação de membros da Cúria Romana.

Para Francisco, os avanços tecnológicos que permitiram aumentar a velocidade nas transações apenas são úteis na medida em que “melhorarem a capacidade de servir o bem comum”.

“É urgente que os governos de todo o mundo se comprometam em desenvolver um quadro internacional capaz de promover o mercado de investimento de grande impacto social, a fim de combater a economia da exclusão e do descartável”, sugeriu Francisco.

A conferência sobre o tema “Investir para os pobres”, promovida pelo Conselho Pontifício Cor Unum, começou hoje no Vaticano e termina esta terça-feira, dia 17 de junho.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR