Vaticano: Porta-voz destaca «abertura de nova fronteira» do pontificado na Ásia

Francisco vai visitar Coreia do Sul, Sri Lanka e Filipinas e prepara encíclica sobre a ecologia

Alfragide, Lisboa, 12 jun 2014 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano disse hoje em Lisboa que o Papa Francisco está a abrir uma “nova fronteira” do pontificado na Ásia, com as projetadas viagens à Coreia do Sul (agosto), Sri Lanka e Filipinas (janeiro de 2015).

“Duas viagens à Ásia em poucos meses representam, evidentemente, uma grande atenção e, do meu ponto de vista, é a abertura de uma nova fronteira do pontificado”, declarou o padre Federico Lombardi, em conversa com jornalistas.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé participa numa reunião de assessores de imprensa e porta-vozes promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que decorre em Alfragide, arredores da capital portuguesa.

“Duas viagens importantes a um grande continente, em poucos meses, numa área do mundo que nunca foi visitada por Bento XVI no seu pontificado, são uma presença de grande impacto”, precisou.

O porta-voz do Vaticano adiantou que o Papa está a ultimar a sua próxima encíclica, dedicada ao tema da ecologia.

“Ainda tem de amadurecer um pouco, mas é um próximo documento importante”, observou.

No voo de regresso da Terra Santa, a 26 de maio, Francisco confirmou que, além da viagem à Coreia do Sul em agosto, se iria deslocar à Ásia em janeiro de 2015 para visitar o Sri Lanka e as regiões afetadas pelo tufão nas Filipinas.

O padre Federico Lombardi realçou que as populações atingidas pelo Haiyan “desejavam muito” a visita do Papa e recordou que as Filipinas são “o país mais católico da Ásia”.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Francisco tem convites para visitar o México e os Estados Unidos da América, em 2015.

O responsável saudou o sucesso da viagem à Terra Santa, seguida pela oração que reuniu no Vaticano os presidentes de Israel e da Palestina, realçando ainda a atividade ecuménica do Papa, que se mostra “muito interessado” na relação com o patriarca Bartolomeu de Constantinopla (Igreja Ortodoxa).

Francisco vai receber esta segunda-feira, no Vaticano, o líder da Igreja Anglicana e arcebispo de Cantuária, Justin Welby.

O padre Federico Lombardi destacou ainda os contactos com o Patriarcado Ortodoxo de Moscovo, a vários níveis, e deu como exemplo a ida ao Vaticano do coro russo para cantar nas celebrações da festa litúrgica de São Pedro e São Paulo (29 de junho).

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR