Vaticano: Comissão para a proteção de menores vai reunir-se pela primeira vez

Papa Francisco marcará presença neste encontro inaugural

Cidade do Vaticano, 30 abr 2014 (Ecclesia) – A nova Comissão para a proteção de menores, criada pelo Papa em dezembro de 2013, vai reunir-se pela primeira vez, no Vaticano, entre quinta-feira e sábado, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.

“No decorrer dos trabalhos, prevê-se uma reflexão sobre a natureza e os objetivos da própria comissão, bem como sobre a integração com outros membros representativos também de novas áreas geográficas do mundo”, refere a nota oficial.

O Vaticano adianta que o Papa vai “saudar” os membros da comissão durante os trabalhos, marcados para a Casa de Santa Marta, onde reside Francisco.

A nova comissão vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica e foi criada após a reunião do Papa o conselho consultivo de oito cardeais dos cinco continentes, que decorreu em dezembro.

A decisão foi comunicada, em conferência de imprensa, pelo cardeal Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (Estados Unidos da América), um dos membros do conselho consultivo, o qual adiantou que esta nova comissão tem como missão aconselhar o Papa “a respeito do compromisso da Santa Sé na proteção das crianças” e na “atenção pastoral às vítimas de abusos”.

Em concreto, a comissão vai analisar o “estado atual” dos programas para a proteção dos menores, formular sugestões para “novas iniciativas” por parte da Cúria Romana e propor “nomes” de especialistas em diversas áreas para uma aplicação “sistemática” da nova iniciativa, em colaboração com as conferências episcopais e institutos religiosos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR