D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto foi reeleito para a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Fátima, Santarém, 29 abr 2014 (Ecclesia) – A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) fez hoje a eleição dos bispos responsáveis pelas sete Comissões Episcopais que coordenam os vários setores da pastoral.
De acordo com um comunicado enviado à Agência Ecclesia pelo secretário da CEP em exercício, padre Manuel Morujão, o triénio 2014-2017 terá três Comissões Episcopais com um novo presidente e quatro com o mesmo bispo responsável no triénio anterior.
O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino é o novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, preside à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade; e o bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, foi reeleito presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Reconduzidos nos cargos foram também o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, na Comissão Episcopal do Laicado e Família; e D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, como presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios
O comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa também que a Assembleia Plenária elegeu como delegado da CEP para as Relações Bispos/Vida Consagrada D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, e para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, é o delegado da CEP no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e no Pontifício Colégio Português, em Roma.
A Assembleia Plenária do episcopado português iniciou hoje, em Fátima, com a eleição dos órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa, tendo permanecido como presidente D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e como vice-presidente D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
O padre Manuel Barbosa, atual diretor do Secretariado Geral da CEP, foi eleito Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, sucedendo no cargo ao padre Manuel Morujão.
PR