Francisco: Papa envia mensagem em vídeo a jovens de Buenos Aires

Francisco desafiou jovens argentinos a não ter medo de nada e a fazer barulho

Buenos Aires, 28 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou este sábado uma mensagem em vídeo aos jovens de Buenos Aires, na Argentina, que se reuniram para a Jornada Regional da Juventude, onde pediu que estes não tenham medo de nada e façam barulho.

“Que façam barulho, já vos disse isso; que não tenham medo de nada, já vos disse isso; que sejam livres, já vos disse isso”, refere o Papa argentino, numa intervenção divulgada hoje pelo Vaticano.

Estas palavras já muitas vezes repetidas por si enquanto arcebispo de Buenos Aires, foram agora reforçadas enquanto Papa numa mensagem onde aproveitou para lembrar algumas figuras de alguns jovens do Evangelho, como por exemplo os apóstolos.

“Há muitos exemplos, como o do jovem rico, mas triste, porque não conseguiu deixar os seus bens para seguir Jesus; o do jovem que procurou uma nova vida com a herança do pai, ainda vivo, esbanjou tudo e voltou cheio de fome, mas como Deus é misericordioso, encontrou o Pai ansioso pelo seu retorno; o do jovem morto que, devido à fé da mãe, foi ressuscitado por Jesus e o do Apóstolo João que era um rapazinho”, enumerou Francisco.

O Papa chamou a atenção dos jovens reunidos em Buenos Aires, para “o entusiasmo” que causou inicialmente, nos jovens do Evangelho, o encontro com Jesus, ao ponto de correrem para dizer aos amigos: ‘Encontramos o Messias!, Encontramos Aquele de que falam os profetas!’.

Lembrando de seguida que os apóstolos “esmoreceram”, não se comportando “muito bem” dado que “Pedro renegou Jesus, Judas traiu-o, outros fugiram”, o Papa questionou os jovens sobre o encontro deles com Jesus.

“Vos, quando te encontras-te com Jesus?, Como foi o encontro com Ele, tiveste um encontro com Jesus, ou estás a tê-lo agora? Os jovens Apóstolos! Pensem em Pedro, Tiago, João, Natanael, como é que se foram encontrando com Jesus?!”, indagou.

Francisco continua nesta mensagem de vídeo a questionar os jovens do Encontro Regional da Juventude de Buenos Aires sobre a forma como eles seguem Jesus e sobre quem são.

“Vós quem sois? Entusiastas como os apóstolos foram no início? Ou são aqueles que querem seguir Jesus mas estão cercados de tantas coisas que o atam? Ou querem-no seguir como o jovem rico fez? Ou estão mortos? Se estão mortos, saibam que a Mãe Igreja chora por vós e Jesus é capaz de ressuscitar-vos”, disse o Papa.

Falando, de seguida, diretamente para as raparigas Francisco indicou-lhes “como único modelo Maria, “aquela que obedeceu sem compreender, a mulher da fidelidade”.

Pondo em evidência “a capacidade de dar vida e de dar ternura”, capacidade que considerou que “os homens não têm”, o Papa recordou às meninas que se diz “a Igreja e não o Igreja”.

“A Igreja é feminina, é como Maria. Esse é o lugar para vós. Ser Igreja, conformar-se com a Igreja, estar junto de Jesus, dar ternura, acompanhar, deixar crescer”, referiu ainda.

Este encontro regional da juventude reuniu participantes de 11 dioceses da Arquidiocese de Buenos Aires, decorrendo em jeito de jornada de reconciliação e também de agradecimento pela canonização dos dois Papas, contado com a presença de centenas de sacerdotes que confessaram os jovens e presidiram a momentos de oração comunitária.

RV/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top