Vaticano: Papa apela à pacificação da Ucrânia

Francisco recebeu primeiro-ministro do país, Arseniy Yatsenyuk, em audiência privada

Cidade do Vaticano, 26 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência privada no Vaticano o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, e deixou um apelo à pacificação do país, revelou a sala de imprensa da Santa Sé.

O governante ucraniano encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.

Segundo a Santa Sé, durante estas conversas abordou-se a atual situação de tensão entre a Ucrânia e a Rússia, deixando votos de que “todas as partes envolvidas colaborem construtivamente no restabelecimento da estabilidade política e social” em território ucraniano, no respeito pelo “direito internacional”.

O comunicado apela ainda ao “entendimento entre os povos da região”.

As duas partes sublinharam as “boas relações” que existem entre a Santa Sé e a Ucrânia, sublinhando o “papel específico que as Igrejas e organizações religiosas, além de cada crente, estão chamadas a desempenhar para favorecer o respeito mútuo e a concórdia entre todos os membros da sociedade”.

Neste contexto, os responsáveis aludiram a “possíveis novas iniciativas da comunidade internacional” para promover a paz.

Arseniy Yatsenyuk, de 40 anos, é um economista e desde fevereiro, após a destituição e fuga do presidente Viktor Yanukovich, ocupa o cargo de primeiro-ministro interino na Ucrânia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR