Patriarca: Jovens devem ser «sinais da esperança» de Cristo

Jornada diocesana da juventude de Lisboa pretende consciencializar os mais novos do seu papel na Igreja Católica e na sociedade

Lisboa, 11 abr 2014 (Ecclesia) – A jornada de juventude da Diocese de Lisboa realiza-se este ano a 18 de maio, no pavilhão multiusos de Torres Vedras, inspirada no tema das Bem-Aventuranças, que o Papa Francisco adotou para este ano.

Num vídeo publicado através da internet, o patriarca de Lisboa convida todos os jovens da região a juntarem-se a ele na região Oeste para “celebrarem a sua fé” e ganharem “maior consciência ainda” da sua participação na Igreja Católica.

“De uma Igreja que os acolhe” e “que os envia” a serem “sinais de Jesus, da Boa Nova do Evangelho e da esperança que Cristo abre nos corações e nas vidas”, sublinha D. Manuel Clemente.

Para ajudar os diversos grupos de jovens a prepararem o encontro, com início marcado para as 10h00, o Serviço da Juventude de Lisboa publicou um itinerário que explica o significado das Bem-aventuranças e deixa aos mais novos alguns desafios.

“As Bem-aventuranças referem-se tanto ao interior do homem como às suas relações sociais. Pontualizam as atitudes humanas fundamentais, o caminho para construir o Reino de Deus, o caminho da nova humanidade. São um programa completo de vida: o daqueles que querem verdadeiramente ser seguidores de Jesus”, aponta o documento.

A mensagem do Papa Francisco para a 29.ª Jornada Mundial da Juventude, que irá ser celebrada a 13 de abril, tem como tema “Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.

O Papa argentino incentiva os jovens a dizerem “não à cultura do provisório, da superficialidade e do descartável” e terem “uma especial atenção para os pobres”, com os quais “podem aprender muito”.

“Os pobres ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que possui, pelo montante que tem na conta bancária, um pobre, uma pessoa sem bens materiais, conserva sempre a sua dignidade”, frisa Jorge Mario Bergoglio.

Na jornada de juventude da Diocese de Lisboa, os participantes vão ter oportunidade de trazerem roupas e alimentos para doarem a instituições solidárias.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top